Revisão salarial de TI. Quando realizar?

O número de profissionais de Tecnologia da Informação atuando nas áreas de negócio é uma necessidade nas empresas, com isso existem novas especialidades, conhecimentos e cargos. Com isso as empresas chegam no momento de revisão de cargos e salários dos profissionais de Tecnologia. E por onde começar?

A Icon Talent indica algumas dicas importantes!!

  • Revisar a nomenclatura das vagas: atualmente existem diversas especialidades e tecnologias dentro da TI, nas áreas de sistemas e infraestrutura podemos contar com algumas que em poucos anos atrás não existiam como UX, IU, fullstack, cloud, DevOps entre outras. Ainda existem empresas com cargos generalistas para os profissionais de TI como o  Analista de TI, que acaba sendo o faz tudo da área ou o tão temido Analista programador!  Depois da revisão é mais do que necessário escrever as atividades e funções de cada perfil, para isso junte-se com a equipe técnica para ajudar a esclarecer essas diferenças.
  • Definição de senioridade de cada cargo: para cada descrição de perfil de vaga é necessário definir o nível de senioridade, júnior, pleno ou sênior. Não é mais utilizado no mercado I, II,III, IV e assim por diante, sem esclarecer o que cada perfil deve alcançar para subir de cargo. Aqui todo cuidado é pouco pois o que está sendo muito avaliado nas empresas é a capacidade de entrega de cada candidato!
  • Atualização de Salário de mercado: Na área de tecnologia as mudanças são mais rápidas que as demais áreas devido a quantidade de tecnologias que são lançadas no mercado. Por isso uma pesquisa no ramo de atividade da empresa é fundamental. Muitas pesquisas de mercado são realizadas em sites que não são fidedignos! Cuidado! Nem sempre os sites consideram o nível de senioridade ou contemplam as especificidades de cada função.
  • Benefícios: Busque o que está sendo praticado no mercado como benefícios e realizar a revisão constante! Hoje os benefícios são bem diversificados com inclusão de GymPass, auxílio home office, oferecimento de cursos técnicos e de línguas, cartão de benefícios que inclui valor que pode ser gasto pelo colaborador com uma grande variedade de aplicações como plano de saúde até Uber e Spotify!
  • Plano de carreira: a definição do plano de carreira dentro da área de tecnologia deve estar clara par ao colaborador, sendo assim como em qual área ele deverá seguir como programação, segurança, infraestrutura e gestão. Aqui deve ser criado um planejamento para atrair e manter os talentos na empresa! Nesse planejamento deve incluir um plano de metas de cada cargo que vão guiar o crescimento dos colaboradores dentro da empresa. Outro ponto importante estão as qualificações do cargo para que  o colaborador possa evoluir dentro da empresa.

Gostou das dicas ? Conte com a Icon Talent para apoiar na revisão de cargos e salários.

Also see!

Comunicando Técnicas Complexas com Eficácia

Em um mundo cada vez mais inundado por informações, a habilidade de comunicar conceitos técnicos de forma clara e acessível tornou-se uma competência indispensável para

A Icon Talent utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “OK” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.