Dicas para entrevistas na Área de TI

Depois de tanto se dedicar nos estudos, caprichar no seu LinkedIn, finalmente as empresas começaram a entrar em contato com você. Aqui listamos algumas dicas importantes para que você se prepare para a entrevista.


Pesquise sobre a empresa : Apesar de parecer o mínimo, é importante ressaltar a importância de conhecer a empresa. Entenda o que a empresa faz e como você se encaixaria nela.

Avalie suas experiências: Suas experiências anteriores farão parte dessa conversa, por isso dê uma boa refrescada na memória.

Se prepare para certos tipos de perguntas: Quanto mais próximo da vaga de um sênior, mais perguntas voltadas para liderança serão feitas, algo tão importante hoje em dia.

Se prepare para se apresentar: Apesar de parecer fácil, no momento pode não parecer tanto se você estiver tenso. Por isso, crie uma introdução sobre você, não deixe muito para improviso, ainda mais se na hora você ficar nervoso e travar, é bom ter algo na «manga» para não se enrolar todo. Então, escreva com calma uma breve apresentação sobre você, com coisas que você ache relevante falar. Além disso, se atente a imagem que você passa e a entonação da sua voz, sempre.

Faça perguntas também: A entrevista é como se fosse uma conversa, que precisa ser uma via de mão dupla. Nada de perguntar sobre salário e benefícios, ainda mais se for uma entrevista inicial, este não é o momento. Depois de passar pela entrevista que é mais um bate papo para te conhecerem melhor, chegaremos na entrevista onde o seu conhecimento será avaliado.

Apresente seu portfólio: Apresentar seu portfólio para as empresas em um processo de seleção pode ser uma tarefa difícil para diversos profissionais, mesmo com muitos anos de carreira em sua área de atuação.

Inclua o link do portfólio no seu currículo, e durante a entrevista comente com o entrevistador dos seus projetos que estão no seu portfólio.

A conversa técnica: cuidado ao falar com um gestor técnico, é importante falar o que é perguntado, as perguntas técnicas são muito importantes nesse tipo de entrevista, portanto se questionado de como foi executado determinado projeto explique seu papel na equipe e como desenvolveu o projeto e questione se o gestor quer mais detalhes. Se existir abertura para aprofundamento técnico explique o que é perguntado. Muito cuidado para não querer apresentar o que não lhe foi questionado!

Mais Icon News!

Quando iniciar a busca por Estágios ?

A jornada acadêmica oferece uma miríade de oportunidades e desafios, especialmente quando se trata de preparar-se para o mercado de trabalho. Uma das principais estratégias

Comunicando Técnicas Complexas com Eficácia

Em um mundo cada vez mais inundado por informações, a habilidade de comunicar conceitos técnicos de forma clara e acessível tornou-se uma competência indispensável para

A Icon Talent utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “OK” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.