Conhecimentos necessários para trabalhar com Sistemas Embarcados

O número de programadores sendo formados neste momento é grande, mas sabemos que ainda não é suficiente para a demanda no mercado. A demanda não é só para desenvolvedores backend, frontend e mobile apenas, existe um tipo de programador especialista em sistemas embarcados que não pode deixar fora dessa demanda.

Você sabe o que um especialista ou programador de sistemas embarcados deve saber para ter sucesso profissional? Ou você ainda não sabe o que é sistemas embarcados? Então continue lendo esse texto!

Segundo o código Fonte Tv, trabalhar sistemas embarcados é cheio de desafios e oportunidades. Sistemas de sistemas embarcados é um programa escrito para rodar em um hardware específico, ou seja, um hardware com propósito único de aplicação.

Estes hardwares podem estar presentes desde uma cafeteira, marca passos, aparelhos de ar-condicionado, radares, semáforos entre outros equipamentos. Por isso trabalhar com sistemas embarcados é muito desafiador, além de estar codificando para um hardware específico, muitas vezes são bem limitados e entra um misto de técnica e o que se tem disponível no mercado.

Onde você pode atuar sendo um desenvolvedor de sistemas embarcados?

Pode atua em vários lugares, como indústrias eletrônicas, automotivas, robótica, fabricante de equipamentos de automação, aeronáutica, telecomunicação e equipamentos da área de saúde.

Qual a formação deste profissional?

Existem cursos de graduação e tecnólogo assim como os cursos tecnologia. O mais procurado é o curso de Engenharia da Computação, que é a que mais se aproxima para a formação específica na área.  Existem profissionais que aproveitam muito o conhecimento de áreas como engenharia elétrica, eletrônica ou robótica para atuarem com os embarcados. Outros cursos também podem ser feitos para aprimorar o conhecimento: linguagem de programação C, C++, Assembly, Python e Rust, microcontroladores, MCUs e microprocessadores, drives e hardwares de teste, protocolos de comunicação, sistemas operacionais de tempo real, Linux e compreender os padrões de arquiteturas e internet das coisas e habilidades de depuração de erros.

Para se tornar um desenvolvedor de sistemas embarcados vai ser preciso usar o conhecimento para integrar o hardware e software para garantir que o produto funcione corretamente.

A Icon Talent constantemente tem recebido de diversas empresas do Brasil e exterior demanda de contratação de profissionais de embarcados, sendo programadores, analistas de perfis júniores até especialistas. Fique ligado nas nossas vagas!

Fonte: Código Fonte TV. https://www.youtube.com/user/codigofontetv

Mais Icon News!

A Icon Talent utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “OK” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.